Por que você deveria ler algo que discute, em sua grande parte, situações que podem acontecer no futuro?
Nem sempre as novas tecnologias trazem apenas vantagens.
O lado negativo de sua utilização pode envolver riscos à privacidade, à saúde coletiva e aos regimes políticos democráticos.
O livro A Próxima Onda oferece uma análise atualizada sobre o avanço das tecnologias emergentes, com destaque para a inteligência artificial e a biotecnologia.
Mustafa Suleyman é um dos fundadores da DeepMind, empresa líder em inteligência artificial (IA). Michael Bhaskar é um escritor com experiência em tecnologia.
A abordagem dos autores combina elementos de história, administração, economia e ciência, tornando a leitura agradável, mas mantendo um alto rigor argumentativo. O livro não se limita a um discurso otimista sobre as novas tecnologias. Ao contrário, propõe uma visão crítica e ponderada sobre os riscos que essas inovações podem trazer se não forem devidamente regulamentadas. Assim, os autores pregam a necessidade de construir mecanismos transparentes e seguros para a contenção do lado sombrio das novas tecnologias. Isso pode parecer uma perspectiva reacionária, mas eles explicam e fundamentam suas razões ao longo dos capítulos.
Ao discorrer sobre o que entendem por “onda tecnológica”, os autores a descrevem como “um conjunto de tecnologias que surgem ao mesmo tempo, impulsionadas por uma ou várias novas tecnologias de propósito geral, com profundas implicações sociais” (2025, p. 42).
Assim como a descoberta do fogo impulsionou o desenvolvimento biológico da inteligência humana, a IA pode liberar ainda mais tempo para que a humanidade continue a se desenvolver. A descoberta do tear mecânico movido a vapor no século XVIII, assim como a aplicação da eletricidade e dos combustíveis derivados do petróleo no século XIX, na Segunda Revolução Industrial, fazem parte dessas ondas modernas que alavancaram a humanidade. Nenhuma delas, entretanto, chega perto do que está acontecendo desde a década de 2010, com a proliferação das novas tecnologias. Segundo os autores, isso envolve riscos éticos, riscos à saúde e, por incrível que pareça, riscos políticos.
O livro vale muito a pena. Apresenta o que está acontecendo no mundo nos dias de hoje: computação quântica, biologia sintética, tecnologias para a produção limpa de energia, entre tantas outras possíveis aplicações.
O livro conta com uma excelente edição da Editora Record. Uma crítica vai para a tradução, que, em algumas passagens, se mostra um pouco literal, mas nada que comprometa o entendimento e a fluidez da leitura.
REFERÊNCIA
SULEYMAN, Mustafa; BHASKAR, Michael. A próxima onda: inteligência artificial, poder e o maior dilema do século XXI. Tradução Alessandra Bonrruquer. 4 ed. Rio de Janeiro: Record, 2025.